Como ser mais produtivo

Como ser mais produtivo


Nos tempos que correm em que as solicitações são mais do que muitas, ser produtivo é algo que todos ambicionamos. Mas atenção, não é fazer mais, mas sim fazer melhor para que nos sobre tempo para fazermos o que nos dá prazer e que nos faz feliz. Então vamos lá ver como posso ser mais produtivo?

Existem pequenos truques que ao serem adoptados no nosso dia-a-dia nos tornam mais produtivos. 


Como ser mais produtivo



1 - Encontrar a parte do dia em que se é mais produtivo 
Há quem seja mais produtivo de manhã, ou à tarde, e há quem prefira fazer serão. O importante é encontrar

2 - Fazer uma lista de tarefas 
Escrever no papel tudo o que se tem de fazer é uma excelente forma de aumentar a produtividade. A lista de tarefas também deverá ser feita por contexto, separando por exemplo, as tarefas pessoais das profissionais. 

3 - Preparar o dia seguinte
Preparação é meio caminho andado para o sucesso, neste caso para a concretização das suas tarefas. Prepare no dia anterior tudo o que for possível.

4 - Dizer Não 
Muitas vezes não conseguimos concretizar em tempo útil as nossas tarefas e objectivos porque não dizemos não quando devíamos e aceitamos tarefas e compromissos que não nos trazem valor acrescentado ou que não fazem parte das nossas prioridades. Aprender a dizer não é fundamental! 

5 - Fazer as coisas mais simples e rápidas primeiro
Este pequeno truque faz milagres pela nossa motivação, fazer uma série de coisas e ver a nossa lista de tarefas a diminuir de tamanho dá-nos um boost de energia fantástico para passar para as tarefas mais complicadas.
Poderá também gostar de ler Como ser uma Mulher bem sucedida
6 - Eliminar as distracções
Seja elas o email, as notificações das redes sociais, o telemóvel. Focar nas tarefas que temos de efectuar e ter 2 momentos no dia para responder a emails, verificar redes sociais, fazer teleonemas, responder a mensagens, etc. 

7 - Anotar tudo
Não confie na memória, anote tudo: tarefas, ideias, compromissos, telefonemas a fazer, lista de compras, etc. Se não puder escrever grave, todos os telemóveis têm actualmente um gravador. 

8 - Não ao multitasking 
Está mais que provado que o multitasking nos desfoca, desconcentra e nos torna menos produtivos. Faça uma coisa de cada vez!

9 - Estabeleça objectivos diários e semanais
Mas faça-o de uma forma realista e concretizável. Não adianta objectivar imensas coisas que sabemos impossíveis de concretizar. 

10 - Cuidar de si
Mimar-se, dormir bem, acordar cedo, descansar, ter um ritual diário, meditar, alongar-se, fazer exercício, não saltar refeições, beber água, respirar fundo, diminuir a ansiedade, ouvir música ambiente para a concentração, apanhar sol, ter uma boa postura, mudar de ambiente, não levar trabalho para casa, ler antes de dormir, desconectar-se, passar tempo na natureza. Todas estas coisas o poderão ajudar a encontrar o equilíbrio e a ser mais produtivo. 


Estas são alguns dos truques que me têm ajudado a ser mais produtiva e que sugiro que adopte na sua vida para ser mais produtivo. Espero que vos sejam úteis também! 

Beijinhos * Cláudia 

Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram | Facebook | Pinterest

Para ter sempre à mão estes truques e ser mais produtivo, guarde este artigo no Pinterest
como ser mais produtivo

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Cláudia Ganhão . Design by Fearne.