O que é Destralhar?

o que é destralhar
Photo by Unsplash
Nos últimos tempos muito tenho falado em destralhar e destralhe, muito por culpa do desafio 28 dias a destralhar, mas também porque é algo que tenho feito com muita persistência e insistência. Mas afinal o que é Destralhar?

O que é Destralhar?


Destralhar pode ser muitas coisas, mas comecemos pela vertente prática. 

Destralhar é diferente de organizar e/ou arrumar, é nada mais nada menos do que livrar-se das tralhas, do que é inútil e sem valor, libertando o espaço do desnecessário. Destralhar também é purgar, limpar ou fazer uma espécie de detox.

Como diz a Paula Margarido no livro Destralhe a sua casa "Destralhar e Arrumar não são a mesma coisa, é preciso destralhar primeiro, para arrumar depois no sítio certo". 

Destralhar ajuda-nos a libertar-nos dos excessos, acaba com a desorganização, traz-nos uma sensação de leveza, desanuvia o nosso refúgio, a nossa zona de recolhimento, pois casa arrumada é sinónimo de cabeça em ordem
Quais os Efeitos negativos do excesso de Tralha
Destralhar é uma tarefa que pode levar algum tempo, passámos anos e anos a acumular tralhas, daí ser praticamente impossível destralhar uma casa em poucos dias. Destralhar é mexer com energia estagnada daí por vezes se assemelhar a um tsunami em nossas casas! 

Há quem o prefira fazer de uma rajada, há quem prefira ir fazendo lentamente. Mas não nos podemos esquecer que mudar hábitos de vida que se cultivaram ao longo de anos não é fácil, nem rápido, mas não é impossível. 
No Desafio 28 dias a destralhar que criei no Instagram optei por o fazer devagar, à cadência de o número de objectos destralhados ser igual ao número do dia. Ou seja, no dia 1 detralhamos 1 objecto, do dia 2 destralhamos 2 objectos, até que no dia 28 destralhamos 28 objectos.


Para saber mais sobre o Movimento 28 dias a Destralhar

Por fim falar-vos que além da vertente prática de destralhar, existe a questão da sustentabilidade, através da consciencialização de que não precisamos de ter tanta coisa, colocar um travão ao consumo desenfreado e inconsciente. 
Não esquecer também que depois de destralhar é essencial não voltar a cair na espiral de consumo anterior, e fazermos escolhas conscientes e que acrescentem valor na nossa casa e vida.

Mais conteúdo sobre Minimalismo nas minhas redes sociais: Instagram | Facebook | Pinterest


Para ter sempre à mão o que é destralhar, guarde este Artigo no Pinterest
destralhar

Beijinhos * Cláudia 

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Cláudia Ganhão . Design by Fearne.