O que é o Minimalismo?


Muito se fala de Minimalismo, Vida simples, Slow Life, entre outros temas, no entanto tenho reparado que nem sempre são perceptíveis as diferenças entre os mesmos, como se interligam, originado algumas confusões. 

Mas afinal o que é o Minimalismo?

Esta temática interessa-me imenso e de tudo o que tenho lido, pesquisado e estudado, esta é a forma como interpreto o Minimalismo. 

O Minimalismo é identificar o essencial e eliminar o restonão tem regras definidas, tem vários caminhos possíveis que podem variar de pessoa para pessoa

O Minimalismo é o foco no que é realmente importante e necessário para cada um de nós, é sobre nós próprios e o que queremos para a nossa vida.

Quando se identifica o que não é necessário para a nossa vida começamos a tomar decisões mais conscientes, a mudar hábitos de vida, a respeitar a nossa essência, a valorizar o que o dinheiro não compra, a valorizar as pessoas e não as coisas, a valorizar o nosso tempo de qualidade com quem amamos ou somente connosco a fazermos o que nos faz feliz. Libertando-nos de preocupações, medos e de armadilhas de consumo desenfreado que nos fazem estar presos a um determinado estilo de vida ou aos empregos que não nos realizam.

O Minimalismo é viver de forma intencional, de acordo com a nossa essência, com o que é realmente importante para cada um de nós, e que nos faz feliz. Podendo ser a família, o exercício físico, um hobbie, viajar, ler, escrever, fazer carreira em determinada área, aprender sobre determinado assunto, etc. 

Isto é para mim abraçar um estilo de vida Minimalista. 


O Minimalismo é então a "casa mãe" onde cabem outros conceitos, formas de viver e de estar, tais como: o SLOW Living (o acrónimo de Sustainable, Local, Organic, Whole), o Viver Devagar, o Destralhar, o Armário Cápsula, a Sustentabilidade, as escolhas Conscientes, a Vida Simples, o Desperdício Zero, etc.

Todos estes conceitos são uma expressão do Minimalismo, pois todos eles são movimentos que nos levam a fazermos as escolhas essenciais para a nossa vida.

O estilo de vida Minimalista pode passar por várias escolhas
↠ ser vegano, porque para mim é essencial respeitar todas as formas de vida
↠ ter um armário cápsula, pois para mim é essencial ter roupa de boa qualidade, produzida de forma sustentável e que dure muito tempo, e assim sendo prefiro ter poucas peças de roupa mas peças que respeitem os meus princípios.
↠ ter um armário cápsula, pois para mim é essencial conseguir ver e saber onde está toda a minha roupa, simplificar o processo diário de escolha da roupa, pois valorizo o meu tempo e assim poupo vários minutos diários
↠ ter uma casa livre de tralha, pois para mim é essencial não perder horas da minha semana a limpar e a arrumar.
↠ ter uma casa livre de tralha, pois para mim é essencial ter espaço livre para os meus filhos poderem brincar pela casa. 
↠ só comprar produtos orgânicos e biológicos, pois para mim é essencial comprar alimentos verdadeiros, sem produtos químicos adicionados e produzidos de forma sustentável.
↠ meditar diariamente, pois para mim é essencial ter um momento só meu e em que consigo desligar a cabeça do mundo frenético em que vivemos.

E aí por diante, estes foram só alguns exemplos mais práticos que quis trazer para mostrar a abrangência do Minimalismo. 

Como referem Joshua & Ryan - The Minimalists, o Minimalismo não passa por ter menos, menos, menos, passa sim por ter mais, mais tempo, mais criatividade, mais experiências, mais paixões, mais contentamento, mais liberdade

E a verdade é que as "tralhas" da vida muitas vezes nos impedem de termos tudo isso, então o caminho óbvio é libertar-nos das "tralhas". As coisas mais importantes da vida não são coisas! 

No âmbito da temática do Minimalismo deixo-vos como sugestão alguns artigos interessantes: Benefícios de uma Vida Simples |  Efeitos Negativos do Excesso de Tralha | O que é um Armário Cápsula | 7 Dicas para Destralhar a casa | 16 Dicas para Simplificar a Tua Vida

Beijinhos * Cláudia

Photo by Fabrice Villard on Unsplash -  Photo by Chua Bing Quan on Unsplash - Photo by Ian Tormo on Unsplash 

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Cláudia Gonçalves Ganhão . Design by Fearne.