Minimalismo, 15 coisas que deixei de comprar

minimalismo nas compras


Depois de anos a acumular coisas desnecessárias e desde que me tornei mais consciente na hora de comprar, muito graças ao estilo de vida minimalista que adoptei, há uma série de coisas que deixei de comprar pois percebi que não tinha real necessidade das mesmas. Quais foram então as coisas que deixei de comprar?


15 Coisas que deixei de comprar

1. CD's e DVD's
Com a internet, o youtube, serviços como o spotify, o netflix e o homevideo, tornou-se desnecessário o investimento em CD’s e DVD’s, pois podemos ter acesso aos mesmos de forma digital e sem ocupar espaço em nossas casas.

2. Revistas e Jornais
A grande maioria das revistas e jornais existem em versão digital, por isso deixa de haver necessidade de comprarmos as versões físicas das mesmas, pois é algo que rapidamente passa a obsoleto.

3. Água engarrafada
Durante anos só consumi água engarrafada, pois o sabor da água da torneira era algo de que não gostava, foi uma mania que me passou! Existem também várias opções no mercado como filtros de carvão activado entre outros que tratam a água, caso isso seja importante para vós, senão a água da torneira é muito boa!

4. Sacos de Plástico
Nunca mais, ando sempre com o meu saco reutilizável na mala e tenho vários no carro, por isso hoje raramente aceito sacos de lojas, abro excepção para alguns de papel.

5. Souvenirs de viagens
Quando vamos viajar gostamos de trazer alguma recordação connosco ou para oferecer a familiares e amigos ou para nós próprios. Foi algo que aos poucos deixei de fazer, pois as coisas que trazia daqui e de acolá rapidamente passavam a tralhinhas, sem valor ou significado. Hoje tiro centenas de fotos, posso até trazer alguma comida/bebida típica e chamo a família para uma sessão de fotos acompanhada da iguaria local!

6. Coisas "just in case"
Um berbequim, um escadote, uma boleira para transportar bolos... e muitas outras coisas do género que cabem nesta categoria. Se não tiver e precisar muito peço emprestado e está feito, pois se pensarmos bem, algumas destas coisas estamos anos sem precisar de as utilizar.

7. Coisas para ocasiões especiais ou utilização única
Por exemplo roupas de festa ou temáticas, há que puxar pela imaginação e adaptar o que temos ou podemos até pedir emprestado ou alugar. Menos umas coisas a encher o roupeiro que possivelmente nunca mais voltaríamos a utilizar.

8. Presentes para datas comemorativas (dia dos namorados, dia da mãe)
Preparar uma surpresa, um jantar romântico, um passeio, uma experiência, mas não precisamos de ir na onda do consumo desenfreado e comprar um coraçãozinho, ou uma almofada com a inscrição: para a melhor mãe do mundo...

9. Discos desmaquilhantes
De algodão e de utilização única deixaram de fazer parte da lista de compras, só utilizo os discos desmaquilhantes reutilizáveis e sou super fã!

10. Produtos de uso específico
E aqui cabem por exemplo, a panela que só corre arroz, o descascador de maçãs, ou seja artigos que seja específicos para uma determinada coisa e que podem ser facilmente substituídos por outros, mais versáteis.

11. Itens para uma vida imaginária
Para quem sonha ir diariamente ao ginásio e comprar uma série de roupa para ir treinar, mas na realidade nunca pôs os pés no ginásio, e este é só um exemplo. Não compre coisas para algo que quer ou gostava de fazer, compre somente quando tiver real necessidade da mesma!

12. Compras por impulso
Passar numa montra ver aquele casaco de cor camel lindo de morrer, entrar na loja, comprar e já está! Temos que nos habituar a ponderar, a esperar e a pensar na real necessidade daquela coisa que pretendemos comprar. Confesso que este passo está a ser difícil para mim, mas como digo sempre é um caminho, e pelo menos estou consciente do facto e a tentar melhorar!

13. Coisas só porque estão em saldos
Muito idêntico ao que referi acima, comprar algo só porque está com um desconto formidável, sem ponderar e analisar a sua real necessidade.

14. Coisas que já tenho
Algo que muitas vezes acontecia, pois não sabia onde estava a tal coisa que precisava, então no meio da confusão resolvia comprar outra! Esta parte foi algo que melhorou imenso na minha vida desde que destralhei e simplifiquei a minha vida ao máximo, por isso só posso recomendar o estilo de vida minimalista e os seu benefícios.

15. Coisas que não combinam com o que já tenho
Uns sapatos lindos, mas que não combinam nem com o meu estilo nem com nada do que já tenho no meu guarda-roupa. Aquela peça de decoração fantástica, mas que não combina com nada do que tenho em minha casa. Enfim, mais uma vez é avaliar, pensar, ponderar e comprar em consciência!

São pequenos gestos mas que têm um grande impacto no meio ambiente e na nossa carteira!

Beijinhos*Cláudia


Se quer ter uma vida mais Minimalista e Consciente e saber que coisas pode deixar de comprar já, guarde este Artigo no Pinterest.

deixar de comprar

Photo by rawpixel.com from Pexels
Photo by Kaique Rocha from Pexels

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Cláudia Gonçalves Ganhão . Design by Fearne.