10 Livros sobre o Holocausto

O Holocausto é para mim uma das maiores e mais cruéis atrocidades cometidas pelo ser humano, os livros sobre o Holocausto fazem parte da minha preferência, é um dos temas sobre o qual mais gosto de ler. Leio, releio, e aconselho, pois, é importante não esquecer o que aconteceu à meia dúzia de anos, e para que nunca mais em tempo algum se repita.

Partilho convosco o top de livros sobre o Holocausto que todos deveríamos ler.

10 Livros sobre o Holocausto 


O dia-a-dia da adolescente Anne que viveu 2 anos escondida com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão. 

Primo Levi, um jovem químico membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz e aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado.

Livro escrito em 1982, após o autor se deparar com sobreviventes do Holocausto que foram ajudados por Oskar Schindler. Oskar Schindler um industrial alemão, abrigava centenas de judeus em sua fábrica, de onde os transferia em segurança para a Checoslováquia. Um lugar na lista de Schindler significava a única hipótese de sobrevivência para um prisioneiro judeu. 

A história de Lale Sokolov, o tatuador de Auschwitz e da mulher que conquistou o seu coração Gita. Lale é incumbido da tarefa de tatuar os prisioneiros marcados para sobreviver - gravando uma sequência de números no braço de outras vítimas como ele.

Viktor E. Frankl um jovem psicoterapeuta sobreviveu a Auschwitz. E até morrer, aos 92 anos, divulgou por todo o mundo o método desenvolvido no campo de concentração. O psicoterapeuta descobriu que os sobreviventes eram aqueles que criavam para si próprios um objetivo, que encontravam um sentido futuro para a existência - fosse ele, por exemplo, cuidar de um filho ou escrever um livro. Em O Homem em Busca de um Sentido, escrito em 1946, o autor narra a sua dramática luta pela sobrevivência.

O livro conta a história inacreditável, mas verídica, de uma jovem de 14 anos que arriscou a vida para manter viva a magia dos livros, ao esconder dos nazis durante anos a sua pequena biblioteca, de apenas oito volumes, no campo de extermínio de Auschwitz. Com base no testemunho de Dita Dorachova, a jovem bibliotecária checa do Bloco 31.

A luta pela sobrevivência contada por um menino judeu na França ocupada pelos nazis. Em 1941, Paris é uma cidade ocupada pelos exércitos nazis, o poder de Hitler controla a França; as perseguições e o medo pairam por todo o país. Joffo, um respeitado barbeiro judeu, decide dispersar a sua família de forma a evitar o destino cruel que os espera a todos. 

Entre as vítimas do Holocausto enviadas para Auschwitz em 1944, três mulheres levavam consigo um segredo quando passaram pelos portões do infame campo de concentração.
Priska, Rachel e Anka estavam grávidas de poucas semanas, enfrentando um destino incerto longe dos seus maridos. Sozinhas, assustadas, e após terem perdido tantos familiares às mãos dos nazis, sentiam-se determinadas em lutar pelo que lhes restava: as vidas dos seus bebés.

Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo….

Gustav e Fritz são dos primeiros judeus austríacos a ser presos. Destino: Buchenwald, na Alemanha. Assim começou uma inimaginável provação - várias vezes espancados, quase mortos à fome e brutalmente forçados a construir o próprio campo de concentração em que estavam detidos. Ao longo dos horrores que testemunharam e do sofrimento por que passaram, uma constante ajudou a mantê-los vivos: o amor entre pai e filho. Quando Gustav recebeu ordem de transferência para Auschwitz, uma sentença de morte certa, Fritz viu-se perante um dilema: deixar o pai morrer sozinho ou ir com ele... Baseado no diário secreto de Gustav.


Boas Leituras!  
Beijinhos*Cláudia


Para ter saber quais os melhores livros sobre o Holocausto, guarde este artigo no Pinterest. 

Ho·lo·caus·to 
(latim holocaustum, -i, do grego holókautos, -on)
Homicídio metódico de grande número de pessoas, especialmente judeus e outras minorias étnicas, executado pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto daqui

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© Cláudia Gonçalves Ganhão . Design by Fearne.