O que estás a ler, Ana Couceiro Pires?


A Ana é uma miúda de 28 anos muito feliz, licenciada em Psicologia e actualmente trabalha em investigação clínica. Gosta de gostar de pessoas, é apaixonada por comida e pela união que ela promove, e nada lhe  mais gozo do que viajar e sair da sua zona de conforto.
"Não consigo viver sem Lisboa mas é em minha casa, no meio do campo na Margem Sul, que todos os meus projectos e sonhos se alinham. Acredito que dias maus podem ser salvos por um coisas simples, por exemplo, por ramo de flores frescas, por um café quente, ou por um pacote de gomas!"


Não se recorda quando começou a gostar de ler, diz que foi um processo natural e progressivo pois quer a mãe quer o pai sempre leram muito e a Ana acha que isso teve uma influência notória no seu gosto pela leitura. Recorda-se que aos 12 anos já dedicava grande parte do seu tempo à leitura, entre os 12 e os 18 anos era comum ler um livro em 2 ou três dias. E recorda-se ainda dos 4 livros que li em menos de 24 horas! 

"Quando gosto muito de um livro e quero muito descobrir cada linha o mais rápido possível, consigo lê-lo nos transportes públicos e durante a semana. Mas regra geral, leio no fim-de-semana, na cama, antes de dormir." 

A Ana lê sempre um livro de cada vez e numa média de 1 a 2 livros por mês. "Apesar de gostar muito de ler, também gosto de milhentas outras coisas e por isso gosto de dividir bem o meu tempo entre todas elas. Afinal entre livros, filmes, exposições e séries o tempo não estica." 

Não frequenta bibliotecas e os livros que lê é porque compra ou troca entre pessoas próximas. É comum pedir emprestado e emprestar livros. 

Para a acompanhar para uma ilha deserta a Ana escolheria o livro "Não te deixarei morrer David Croquett", do Miguel Sousa Tavares. 

Não se ama alguém que não lê os mesmo livros?
"(Amei esta pergunta) Ama-se sim. Eu e o João, o meu marido, somos um bom exemplo disso. Além de não ouvirmos a mesma música, não lemos os mesmos livros e ainda que vejamos os mesmo filmes é raro os favoritos de um serem os favoritos de outro. A beleza é mesmo tentarmos perceber o gosto do outro não querendo que o gosto do outro passe a ser o nosso."


A Ana está a ler Terra Sonâmbula, de Mia Couto. "Foi um livro que o João leu há imenso tempo e que estava lá por casa. Como gosto muito de Mia Couto, resolvi pegar nele. Recomendo, mas também recomendo que se pegue nele num dia feliz, porque não é propriamente um livro com uma história livre. É místico, como quase sempre Mia Couto nos habituou mas é também uma história triste."

Podem acompanhar a Ana, o seu dia-a-dia, as suas leituras, os seu sítios e também as suas pessoas favoritas no mundo: o marido, os  pais, o irmão e os amigos aqui, aqui, também aqui e aqui

Obrigada querida Ana pela partilha e entusiasmo com que respondeste ao meu desafio! 
Boas Leituras!
Beijinhos * Cláudia 



Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© by Cláudia Gonçalves Ganhão . Design by Fearne.