Livros | Colecção Meninos Especiais


A Pais em Rede é uma “Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência” (ONGPD) Nacional e tem como objectivo promover a inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias, centrando-se na Cidadania Activa. Um dos projectos que têm a  decorrer é a Colecção de Livros Meninos Especiais.  

Os grandes objetivos desta colecção são: 
1. Abrir às crianças o mundo dos coleguinhas de escola, diferenciados por uma qualquer deficiência, considerando-os semelhantes a si, mas com necessidades acrescidas de proximidade e afecto
2. Sensibilizar professores do ensino regular e pais
3. Divulgar e debater a inclusão nos órgãos de comunicação social

Para nós pais de meninos com necessidades especiais, deficiência estes objectivos são também nossos e devemos promovê-los junto das comunidades, sejam elas familiares, escolares, entre outras. 

A Escola Inclusiva determina que as crianças com necessidades educativas especiais (NEE) possam aprender e desenvolver-se com as outras, em comunidades escolares abertas e solidárias. Para que a escola seja inclusiva há que abrir as mentalidades à diferença. Professores, pais, crianças, jovens têm de aprender um olhar novo que humanize as relações. Cada história baseia-se numa criança concreta.

Estes livros só acontecem devido ao envolvimento, pro bono, de escritores, ilustradores e editores, neste projeto, permite, não apenas produzir livros de grande qualidade, mas valorizar e dar mais credibilidade à mensagem. A dinamização de atividades nas bibliotecas e salas de aula, com meninos, professores e até encarregados de educação, contribui para a criação de redes solidárias nas escolas, tornando-as mais inclusivas. Além das edições “normais”, há ainda as edições dos livros inclusivos (texto a negro e texto em braille) dão uma dimensão mais nobre aos projeto que se pretende facilitador da diferença.

A colecção é constituída por 15 livros que contam a história de uma criança especial, estes são os títulos:

Olá, eu sou o João - Um Mundo só Meu (autismo) Texto de Alice Vieira, ilustrações de Paulo Guerreiro.
Olá, eu sou a Vera - É bom ter amigos (trissomia 21) Texto de Luísa Beltrão, ilustrações de Tânia Lopes.
Olá, eu sou o Tiago - Um Herói em cadeira de rodas (paralisia cerebral) Texto de Luísa Ducla Soares, ilustrações de Ana Ferreira.
Olá, eu sou a Cláudia – À Velocidade do Pensamento (hiperatividade/deficit de atenção) Texto de Afonso Cruz, ilustrações de Marta Leite.
Olá, eu sou o Martim – Martim, o Menino Assim (Síndrome Cornélia de Lange) Texto de José Luís Peixoto, ilustrações de Vasco Gargalo. A edição deste livro foi totalmente financiada pela Companhia de Seguros Luso-Atlântica.
Olá, eu sou a Carolina – O Mundo da Carolina (surdo cegueira) Texto de Teolinda Gersão, ilustrações de Carolina Arbués Moreira.
Olá, eu sou o Eduardo - O fácil que é difícil e o difícil que é fácil (Síndrome de Asperger) Texto de Isabel Minhós, ilustrações de Vasco Gargalo.
Olá, eu sou a Matilde - Que aventura ser Matilde (Síndrome de Pitz Hopkins) – Texto de Rui Zink, ilustrações de Paula Delecave.
Olá eu sou o Miguel - Cinco dedos de uma mão ( Síndrome de Morsier) Texto de Rita Ferro, ilustrações de Rita Roquette de Vasconcellos.
Olá Eu sou o Afonso – Afonso e a Espada Mágica (Atraso global de desenvolvimento) Texto de Isabel Stilwell, ilustrações de Madalena Braga
Olá Eu sou o Alexandre – Alexandre o Ágil (Síndrome X frágil) Texto de Ana Zanatti, ilustrações de Madalena Bastos.
Olá Eu sou João – O Tesouro do João (sem diagnóstico) Texto de Afonso Reis Cabral, ilustrações de Carla Isidro.
Olá Eu sou o Duarte - O meu amigo Duarte (Síndrome de Dravet). Texto de Rosário Alçada Araújo, ilustrações de Bolota
Olá, Eu sou a Mariana - O sonho da gata Zu (Síndrome de Rett). Texto de Leonor Xavier, ilustrações de Inês Fonseca
Olá, Eu sou o André - André ou lá o que isso é (Paraplegia Espástica tipo 52). Texto de Ricardo Marques, ilustração de Hugo Figueiredo

Cada livro tem um custo de 5,00€  e para encomendar, basta enviar um e-mail para [email protected].

[Informação retirada do site Pais em Rede]

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© by Cláudia Gonçalves Ganhão . Design by Fearne.