quarta-feira, 24 de outubro de 2018

6 Dicas para uma boa noite de sono



Estas são algumas das dicas mais usadas para uma melhor noite de sono, eu estou a implementá-las e não é que resultam!
1. Sempre que possível, cria um ritual positivo para adormecer
Não deixes que as preocupações do dia-a-dia e os problemas interfiram com o teu sono.  
Tenta meditar (eu costumo usar a aplicação Calm) ou escrever diário de gratidão ou então implementar uma simples rotina de autocuidados, para um melhor estado de espírito para ir dormir.

2. Muda a tua resposta para as preocupações
“Entre estímulo e resposta, existe um espaço. Nesse espaço reside a nossa liberdade e o nosso poder de escolher a nossa resposta. E na nossa resposta está o nosso crescimento e nossa felicidade.” Viktor Frankl.
Quando a primeira preocupação cruzar a tua mente, seja a que horas for, tenta fazer uma pausa e nessa pausa escolhe a tua resposta.

3. Elimina a luz azul no mínimo 2 horas antes de dormir
A luz azul, emitida pela maioria dos smartphones e tablets suprime a produção da melatonina, a hormona promotora do sono, e altera os nossos ritmos circadianos.

4. Escuridão total
Mesmo pequenas quantidades de luz artificial durante o sono podem suprimir a produção de melatonina, tornando mais difícil adormecer. Há autores que recomendam tapar até as pequenas luzes brilhantes, como luzes de energia na TV ou a luz do LED no carregador do computador.

5. Para de catastrofizar uma má noite
Quando estás ansioso para adormecer, o teu corpo produz hormonas que dificultam todo o processo de sono.

6. Se não conseguires adormecer, levanta-te
Não fiques na cama permitindo que o teu cérebro entre em loop e definitivamente cede à tentação de ligar não o smarphone, tablet ou pc. Levanta-te, bebe um copo de água, anda pela casa ou lê pelo menos 20 minutos ou até te sentires sonolento.

Espero que gostes destas dicas e que te ajudem a dormir melhor, pois uma boa noite de sono é essencial! 

Beijinhos 

Photo by Kinga Cichewicz on Unsplash

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