quinta-feira, 10 de maio de 2018

Em Abril li...

O Mês de Abril foi um bom mês de leituras, e os 4 livros que me acompanharam foram:

O novo livro de Isabel Allende é sobre a imigração ilegal no Estados Unidos, que é um tema que gosto particularmente, mas achei o livro pouco desenvolvido e com algumas situações a correrem bem demais, um pouco fantasiadas talvez.

Sinopse
«No meio do inverno, aprendi por fim que havia em mim um verão invencível.»Albert Camus
Isabel Allende parte da célebre frase de Albert Camus para nos apresentar um conjunto de personagens próprios da América contemporânea que se encontram «no mais profundo inverno das suas vidas»: uma mulher chilena, uma jovem imigrante ilegal guatemalteca e um cauteloso professor universitário.
Os três sobrevivem a uma terrível tempestade de neve que se abate sobre Nova Iorque e acabam por perceber que para lá do inverno há espaço para o amor e para o verão invencível que a vida nos oferece quando menos se espera.



Há uns anos atrás tinha visto o filme mas já não me recordava bem do mesmo por isso a leitura deste livro foi bastante agradável, um livro de fácil leitura que aborda as relações humanas e os traumas psicológicos. Gostei bastante.

Sinopse
Pat Peoples está de regresso ao mundo da normalidade da vida familiar em casa de seus pais após ter permanecido numa instituição psiquiátrica devido a um traumatismo grave. Da memória deste fervoroso adepto dos Eagles de Philadelphia desapareceu uma participação do clube no Super Bowl e a demolição do antigo estádio. Ninguém, lá em casa, lhe fala de Nikki, a sua mulher, e até o seu novo terapeuta parece incitá-lo ao adultério. Tudo assume um aspeto cada vez mais estranho. Como a pouco e pouco se vai revelando, anos da sua vida tinham-se pura e simplesmente apagado. Apesar disso, Pat não se deixa desviar daquela que acredita ser a missão de autoaperfeiçoamento. Guia para Um Final Feliz é uma narrativa vibrante e intensa que nos oferece uma visão refrescante sobre sentimentos de perda, depressão e amor. É também um magnífico romance de estreia que foi adaptado ao cinema e que chega a Portugal a 10 de Janeiro 2013, na mesma data em que estreia o filme.

Este livro conta a história verdadeira de uma família russa ao longo do tempo, escrito e vivido na primeira pessoa, este livro é um excelente testemunho da história daquele país e de como era viver em pleno comunismo. Este tipo de livros são dos meus favoritos! 

Sinopse
Em Filhos de Estaline, Owen Mathews reconstitui a passagem do seu avô pela purga de horror levada a cabo por Estaline e conta a história de amor dos pais, vivida em plena Guerra Fria, através das memórias e cartas trocadas entre os protagonistas. 
Interligado com a história da família, surge o percurso de um jovem repórter na Moscovo dos anos 90. 

Este livro demonstra a luta de homem determinado a compreender a vida dos pais e o estranho país que os uniu, e a força que o moveu a reconstituir a vida dos seus avós numa Rússia cruel. 

Filhos de Estaline constitui a memória crua e vívida dos últimos anos da Rússia.

O livro do Pedro Proença veio parar-me às mãos numa fase importante da minha vida, numa fase de balanço e de decisões. As reflexões zen do Pedro trouxeram-me paz e tranquilidade. Está agora na minha mesa de cabeceira para o ler sempre que preciso de um sábio conselho.

Sinopse
Quando Pedro Proença partilhou no programa de Fátima Lopes, na TVI, a faceta do homem espiritual, para além do advogado e do comentador televisivo, foi literalmente invadido por inúmeras mensagens de telespetadores curiosos sobre esta forma de estar na vida que lhe permite conciliar um quotidiano preenchido e intenso sem perder o equilíbrio e a paz de espírito, essenciais a quem quer ser feliz.
Nesta obra, Pedro Proença partilha cerca de 350 reflexões pessoais sobre a forma Zen que encontrou para a sua vida, revelando a sua vertente espiritual, fruto do contacto de duas décadas com o Budismo Zen e da prática diária da meditação Vipassana. 

O autor acredita que estas reflexões vão permitir ao leitor fazer uma viagem crítica ao seu interior, contribuindo para a descoberta do verdadeiro caminho para a felicidade.



Boas Leituras!

Enviar um comentário

Instagram

TODAS AS IMAGENS E CONTEÚDOS DESTE BLOG SÃO PROPRIEDADE DE CLÁUDIA GONÇALVES GANHÃO.
NÃO É PERMITIDO COPIAR OU UTILIZAR QUAISQUER CONTEÚDOS DESTE BLOG
PARA QUALQUER FINALIDADE SEM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
© by Cláudia Gonçalves Ganhão . Design by Fearne.