Brincar é uma necessidade básica e estabelecida no Artigo 31º da Convenção das Nações Unidas sobre Direitos das Crianças. Todas as crianças têm direito a brincar. Mas bem sabemos que infelizmente nem sempre é assim, que há muitas crianças que não podem brincar porque são forçadas a trabalhar ou porque não podem brincar em segurança. Ou ainda no dito mundo civilizado porque estão fechadas em apartamentos a fazer trabalhos de casa que são prescritos em demasia, ou ainda fechados em escolas onde brincar não é um direito pois julgam que nada se aprende a brincar, ou porque os espaços para a brincadeira são inexistentes, mas que grande erro!
Cabe-nos a nós Pais e Educadores conscientes ajudar a mudar esta perspectiva e exigir e deixarmos espaço para a Brincadeira! Chega de entupir os miúdos com horários super carregados com actividades extra curriculares, chega de passarmos os finais de dia de volta dos TPC's, vamos brincar juntos, Pais e Filhos! Brincar é uma aprendizagem para a vida, estimula o desenvolvimento. Torna-nos mais criativos,
mais fortes e mais activos. Ensina-nos a trabalhar juntos e a preocuparmo-nos
uns com os outros. Desperta a curiosidade. A brincadeira torna o mundo melhor.
Para crianças e adultos!
E Brincar não são só jogos e brinquedos, é acima de tudo um
estado de espírito. É encontrar uma parte divertida em tudo o que fazemos,
especialmente nas actividades comuns do dia a dia e na nossa vida em casa. Vamos Brincar?
“Vamos Brincar para a Mudança” é o novo projecto da IKEA focado no direito de todas as crianças a brincar realçando os benefícios da brincadeira.
Por cada peluche e livro infantil vendido nas lojas IKEA,
entre 20 de Novembro e 24 de Dezembro, a IKEA Foudation doa 1€ para projectos
nalgumas das comunidades mais carenciadas do mundo, que apoiam o
desenvolvimento, a aprendizagem, a igualdade de oportunidades, a prática de
desporto e claro, a brincadeira.
Não há como não ajudar e contribuir para esta causa, pois ainda por cima os peluches e livros infantis da IKEA são irresistíveis!
✩Sigam-nos no Instagram @claudiagoncalvesganhao
Publicar um comentário